Assuntos relacionados à saúde em geral, medicina ocidental, oriental, alternativa, trechos de livros e revistas.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Psiquiatria: Id, Ego e SuperEgo

Toda neurose se caracteriza por uma situação de conflito interior. Nesse sentido, a neurose seria resultante do fracasso do indivíduo em resolver o conflito de tendências ou impulsos que exigem ações opostas ou divergentes.
Em seus primeiros estudos, Freud chegou à conclusão de que a natureza básica desses conflitos residiria na pressão simultânea de forças instintivas, em choque com padrões morais e sociais de conduta. A esse conjunto de forças instintivas, Freud deu o nome de id; e chamou de super-ego o substrato de normas de conduta vigentes no grupo social a que o indivíduo pertence, as quais são incorporadas de modo particular por cada um e acabam por constituir uma das instâncias psíquicas. Entre esses dois pólos, atuaria o ego, elemento mediador incumbido de prover o atendimento às necessidades básicas de preservação do indivíduo e de harmonizar os antagonismos entre ego e super-ego. Mas esses conceitos viriam a sofrer importantes modificações no curso da evolução da psicanálise.

O EGO E O ID - Na teoria freudiana, portanto, o id motivaria a ação do indivíduo sem nenhuma consideração sobre conveniências futuras, ajustamento global à realidade e outros fatores que normalmente são levados em conta ao ser escolhido um curso de ação. Os fatores determinantes, nas satisfações instintivas, seriam sempre caracterizados pelas alternativas prazer-desprazer, de natureza imediata.
Na concepção original de Freud, o ego atendia às necessidades de auto-preservação sem possuir nenhuma função autônoma no campo da libido. Isto é, excluída participação na satisfação das necessidades de fundo sexual. Com essa característica adicional, o ego desligava-se inteiramente do id e até mesmo se opunha a ele.Mas a própria evolução das teorias de Freud viria demonstrar que isso não corre de modo absoluto, pois o ego também é formado por fatores de natureza instintiva.
Hoje, os psiquiatras não acreditam mais que o ego seja apenas um elemento moderador, destinado a satisfazer as exigências instintivas do id dentro das acomodações impostas pela realidade ou pelo super-ego. Ao contrário, o ego dispõe de força própria, de natureza também instintiva. Sob esse aspecto, ele seria um prolongamento das forças instintivas do id, embora ajustado em certo limite, às limitações reais.
A princípio a divisão era bastante clara. Quando uma mulher se sentia atraída por um homem, o psiquiatra identificava nessa atração a manifestação de um impulso provindo do id, com a eloqüência de um desejo sexual, ou seja como força instintiva da libido. Numa segunda instância, imediatamente superior, o ego condicionaria a satisfação de tal desejo a outras conveniências relacionadas com o bem-estar futuro da mulher, em caso de ela ceder ou não a seu desejo sexual. E, numa instância ainda mais elevada, o impulso do id teria de passar pelo crivo das considerações de ordem moral, dispostas pelo super-ego.
Hoje, a distinção não é tão didática. Entre o id e o ego ocorre uma transição lenta e de limites mal definidos, provavelmente com uma faixa intermediária, na qual o impulso tanto pode pertencer ao reino “subterrâneo” do id como ao reino “superficial” do ego. O ego, assim, seria apenas um departamento mais disciplinado e organizado, uma representação diplomática do id no mundo exterior. E, também, uma “representação econômica”, visto que as necessidades instintivas do indivíduo precisam ser transacionadas com o grupo em que o indivíduo se integra.
O SUPER-EGO - Correspondentemente, o super-ego é a “embaixada” do mundo exterior no espírito do indivíduo (por espírito, entenda-se aqui o conjunto de fenômenos que compõem a vida mental). Assim como o id dá origem a impulsos que em última análise envolvem exigências sobre o mundo, o super-ego formula exigências do mundo sobre o indivíduo.
A necessidade básica de aceitação e aprovação no mundo, em conseqüência, pode sofrer uma deformação para mais. E, desse modo, as exigências do super-ego poderão, no neurótico, assumir uma força compulsória, capaz de sobrepor-se aos impulsos mais autênticos do id, esmaga-los e enfraquecer o ego, que se funde como um fusível submetido à passagem de uma corrente demasiado elevada para sua resistência.
As pessoas perfeccionistas são um exemplo claro de indivíduos escravizados pelo super-ego. Mais do que a satisfação de suas necessidades biológicas e afetivas, provenientes do id, os perfeccionistas prezam a retidão moral, os preceitos de conduta. Subvertem as regras de comportamento e as enfeitam com palavras lindas e barrocas (a “honra”, o “sacrossanto ideal”, o “dever”). Nunca percebem que honra, nestes casos, nada mais significa do que a preocupação com o que as pessoas pensem de nós.
Mas todas essas palavras representam, de maneira mais ou menos velada, a dependência do indivíduo em relação ao grupo. Essa submissão a preceitos e imposições grupais é importante para esse tipo de neurótico, porque representa um meio de ele obter aprovação.
Qual a força disciplinadora do super-ego? Em outras palavras, como é que esse “interventor” do mundo consegue governar o comportamento do indivíduo?
Supõe-se que, uma vez implantado o complexo de ditames, aceitos pelo neurótico como uma condição de existência, o super-ego adquire o poder de gerar angústia, uma sanção afetiva capaz de enorme ação coercitiva. A angústia, dor moral, caracteriza todas as neuroses (embora na neurose de angústia ela assuma uma condição de prevalecimento quase absoluto). Ela é a expressão do conflito entre o super-ego e o ego ou o id.
De certo modo, ao render-se assim, o indivíduo subjugado ao super-ego desenvolve uma atitude farisaica de duplo proveito aparente: evita conflitos com o meio ambiente e vinga-se dele com a implícita afetação de superioridade.
Infalivelmente, porém, a paz negociada com o mundo através de tal artifício será sempre falsa, porque o neurótico passará a enfrentar conflitos internos. É como um país que, por submeter-se à dominação estrangeira, terá de haver-se com o descontentamento interno. E o id é magistral na guerra de guerrilhas que se propaga no espírito do neurótico. Seu rancor encontra satisfação muito precária no artifício de superioridade moral com que ele passa a julgar as pessoas. Sua vida murcha, porque as tendências mais autênticas não encontram caminho livre para desenvolver-se e ele se encontra privado do ar puro da liberdade, uma liberdade que depende da virtualização de suas potencialidades.

OS CONFLITOS - Na doutrina freudiana, os conflitos resultam sempre do embate entre a força interior dos instintos e as limitações ditadas pelo super-ego. É o choque entre o querer do instinto e o dever dos códigos morais.
Essa definição de conflitos neuróticos hoje parece suspeita em sua simplicidade. A insegurança, por exemplo, foi identificada, anos depois de Freud haver formulado suas teorias, como um dos mais importantes fatores na gênese das neuroses. E nada indica relação direta entre insegurança e os conflitos entre o id e o super-ego.
A insegurança resulta, basicamente, da desconfiança de uma criança a respeito de sua capacidade de superar limitações reais a seus desejos e a suas tendências. O aparente desamor dos pais tem sido reconhecido como um dos fatores mais comuns de insegurança. Portanto, embora importante, o trabalho de Freud vale mais como desbravamento e não como um conjunto de conclusões definitivas.

4 comentários:

  1. Muito bom, muito didático. PARABÉNS PELA CLAREZA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. FREUD NÃO FALOU EXPLICITAMENTE SOBRE A INSEGURANÇA, MAS ESTA FICA IMPLÍCITA EM SEUS TEXTOS. DIZER DE QUE ELE NÃO FALOU SOBRE INSEGURANÇA A MEU VER TAMBÉM É UMA FORMA SIMPLISTA DE ANALISAR O TRABALHO DO PAI DA PSICANÁLISE

    .

    ResponderExcluir
  4. Fica aqui como sugestão e aprofundamento sobre o tema insegurança tratado por Sigmund Freud em seu artigo de 1916, Os que Fracassam ao Triunfar.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Quem sou eu

Nascido no Japão como filho de massagista shiatsu em 1947, imigrado ao Brasil em 1959, residente em Marília/SP/Brazil desde 1997.

Total de visualizações de página: