Assuntos relacionados à saúde em geral, medicina ocidental, oriental, alternativa, trechos de livros e revistas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Dicionário Médico: Letra X

XANTOMA. Doença devida à deposição de colesterina na pele. Há duas formas de x.; uma também chamada xantelasma, atinge as pálpebras; outra atinge várias partes do corpo. O x. das pálpebras manifesta-se com aparecimento de manchas amareladas no ângulo interno do olho; o x. generalizado revela-se com erupção de pápulas, especialmente nos cotovelos, nos ombros e nas nádegas.

XANTOPSIA. Defeito visual caracterizado pela percepção de imagens coloridas de amarelo.

XERODERMA PIGMENTOSUM (ou Doença de Kaposi). Dermatose grave e rara, de origem congênita, caracterizada pelo aparecimento de manchas peculiares nas zonas descobertas do corpo que se descamam e provocam retração dos tecidos. Em seguida a estas manchas, podem implantar-se tumores malignos. A afecção é própria da juventude.

XEROFTALMIA ou XEROSE CORNEANA. Afecção ocular caracterizada por desaparecimento da secreção lacrimal. O globo ocular torna-se seco, áspero, perdendo o brilho e tomando o aspecto de pergaminho. A doença é devida à avitaminose A.

XEROSTOMIA. Doença caracterizada por falta de secreção salivar, que ocasiona secura e adelgaçamento da mucosa oral. A afecção é devida a estomatite, parotidite, esgotamentos orgânicos graves.

XIPÓFAGO. Separação incompleta entre dois indivíduos, unidos entre si pelo apêndice xifóide do esterno. É uma anomalia da evolução de partes incompletamente separadas do ovo fecundado. Quando a união se prolonga até o abdome, tem o nome de ileoxipófago; sendo união total do tórax, é denominada toracópago; pelo crânio é ceflópago; quando os indivíduos permanecem de costas um para o outro e unidos pelo osso sacro, constitui o isquiópago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Nascido no Japão como filho de massagista shiatsu em 1947, imigrado ao Brasil em 1959, residente em Marília/SP/Brazil desde 1997.

Total de visualizações de página: