Assuntos relacionados à saúde em geral, medicina ocidental, oriental, alternativa, trechos de livros e revistas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Dicionário Médico: Letra Q

Q (Febre). Ver Febre Q.

QUADRÍCEPS (femoral ou crural). Músculo extensor da coxa, assim denominado porque apresenta na sua parte superior quatro feixes distintos que convergem embaixo para a rótula e constituem um tendão comum.

QUADRIPLEGIA (ou Tetraplegia). Forma de paralisia que abrange todos os membros. Ver Paralisia.

QUARTÃ (Febre). Forma de malária. Ver Malária.

QUARTA MOLÉSTIA (ou Moléstia de Filatow-Dukes). Moléstia infecto-contagiosa infantil, provocada por um vírus. Manifesta-se com temperatura elevada, máculas róseas no dorso, no tórax, no abdome e nos membros, que perduram vários dias. A febre é acompanhada de dispepsia e queimor no fundo da boca.

QUARTA MOLÉSTIA VENÉREA. (ou Linfogranulomatose Inguinal ou Linfogranuloma Venéreo ou Doença de Nícolas-Fravré). Doença venérea, infecciosa, muito contagiosa, que se transmite pelas relações sexuais. É provocada por um vírus filtrável que se localiza nos linfonodos inguinais, os quais aumentam de volume e secretam líquido esbranquiçado.

QUARTO VENTRÍCULO. Cavidade em forma de pirâmide compreendida entre o bulbo, a ponte de Varólio e o cerebelo. Da sua base partem os pedúnculos cerebrais inferiores (também denominados corpos restiformes) que atingem o cerebelo.

QUEILITE ou QUILITE. Inflamação dos lábios.

QUEILOFAGIA. Tique nervoso que se caracteriza por mordeduras freqüentes no lábio inferior.

QUEILOGNATOSQUISE. Falta de soldadura do lábio superior e do maxilar superior.

QUEILOGNATOPALATOSQUISE (ou “Goela de lobo”). Malformação congênita que consiste na queilognatosquise com falta de soldadura do palato.

QUEILOPLASTIA. Intervenção cirúrgica que consiste na reconstrução do lábio lesado por traumatismos ou malformações congênitas (lábio leporino).

QUEILOSQUISE. Falta de soldadura do lábio superior; o mesmo que Lábio leporino.

QUEIMADURA. Lesão cutânea produzida pelo calor. Verifica-se pelo contato direto com chama, com líquidos em ebulição, com metais incandescentes, com produtos químicos. Pode dividir-se a q. em três graus. A q. de primeiro grau é caracterizada pó simples vermelhidão cutânea (eritema); a de segundo grau caracteriza-se pela formação de bolhas; a de terceiro grau manifesta-se com necrose dos tecidos. A gravidade da q. varia em função do local atingido e da extensão da lesão. Geralmente as queimaduras de terceiro grau são acompanhadas de febre, colapso, insuficiência renal, oligúria, distúrbios gastrintestinais, estado tóxico generalizado (devido à passagem para a circulação de produtos provenientes dos tecidos necrosados).

QUELÓIDE. Formação cutânea compacta de superfície lisa. Pode ser primitiva, se aparece espontaneamente, ou provocada quando se desenvolve após a cicatrização, causticação, queimaduras. Sua origem e natureza são desconhecidas.

QUEMOSE. Inflamação da conjuntiva ocular.

QUERATITE ou CERATITE. Inflamação da córnea freqüentemente associada à conjuntivite (ceratoconjuntivite); manifesta-se com ardores, lacrimação, fotofobia e visão desfocada. As ceratites podem ser superficiais ou profundas. Entre as superficiais lembramos:

C. herpética, caracterizada pela formação de pequenas bolhas;

C. ulcerativa (Veja Úlcera coneal);

C. neuroparalítica, que surge em seguida à paralisa do nervo trigêmeo.

Pertencem às ceratites profundas:

C. esclerosante, que se manifesta com a opacidade das partes periféricas da córnea;

C. disciforme, que fere a parte central da córnea;

C. parenquimatosa, causada o mais das vezes pela sífilis congênita.

QUIASMA ÓPTICO. Cruzamento dos dois nervos ópticos na linha mediana, ao nível da base do cérebro.

QUILITE. Processo inflamatório dos lábios.

QUILO. Líquido leitoso, produto final da digestão gastrintestinal dos alimentos e que vai ao sangue através dos vasos quilíferos.

QUILOPLASTIA. Cirurgia plástica dos lábios.

QUIMIOTAXIA ou QUIMIOTROPISMO. Fenômeno pelo qual, substâncias do grupo dos polipeptídeos (formados nos focos inflamatórios) atrairiam os leucócitos.

QUIMO. Pasta semilíquida que representa o produto da transformação dos alimentos, processada pelo suco gástrico.

QUIMOSINA ou COALHO. Enzima do suco gástrico que determina a coagulação do leite.

QUINCKE (Edema de). Ver Edema angioneurótico.

QUIRALGIA. Dor nas mãos.

QUINTA MOLÉSTIA (ou Megaloeritema epidêmico ou Eritema infeccioso agudo). Moléstia infecciosa aguda infantil, provocada por vírus. Manifesta-se com erupções maculosas róseas, localizadas na face, nos braços e nas pernas; tem evolução benigna.

QUIRARTRITE. Processo inflamatório da articulações da mão.

QUIROESPASMO. Cãibras dos músculos das mãos.

QUISTO. O mesmo que cisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Nascido no Japão como filho de massagista shiatsu em 1947, imigrado ao Brasil em 1959, residente em Marília/SP/Brazil desde 1997.

Total de visualizações de página: