Assuntos relacionados à saúde em geral, medicina ocidental, oriental, alternativa, trechos de livros e revistas.

domingo, 26 de julho de 2009

O que são meridianos

Meridianos são canais ou caminhos invisíveis que são percorridos pela energia no corpo.

Quando a energia fica bloqueada nesses canais, surgem desequilíbrios e a acupuntura procura sempre mobilizar a energia, fazendo-a circular dentro deles.
Existem 12 meridianos principais que estão associados à órgãos e vísceras, além de outros tipos de meridiano relacionados com outras funções.

Os meridianos possuem um trajeto interno e um trajeto externo. O trajeto externo é utilizado pela acupuntura para estimulação dos pontos. O trajeto interno é a parte do meridiano que entra em contato com os órgãos e vísceras que lhe dão o nome (esse trajeto interno não se relaciona somente com o órgão que dá nome ao meridiano, mas também com outros órgão que o meridiano encontra internamente)

Por isso quando estimulamos um ponto na borda do dedo polegar e dizemos que estamos tratando os pulmões, é por que estamos estimulando a região externa do meridiano dos Pulmões que, ao entrar no organismo, se comunica diretamente com os pulmões "irrigando-o" com sua energia.

Os pontos de acupuntura são regiões especiais dentro desses trajetos (meridianos) que , quando estimulados , promovem uma ação especifica (aumento, dispersão, regulação da energia) dentro do canal.

Fica muito mais fácil compreender a dinâmica da energia dentro dos meridianos quando os comparamos à um sistema comunicante de canais de água. Vamos considerar que a água representa a energia circulante nos meridianos.

Se a água se acumula em um canal e não se escoa, ela irá transbordar e inundar as proximidades do canal (essa situação representa um bloqueio de energia provocando o seu transbordamento do meridiano, fazendo com que apareça a dor em locais situados no trajeto do meridiano afetado).

Para resolver esses problemas temos que abrir comportas (atuar sobre pontos de acupuntura) e fazer escoar essa água, pois certamente em alguma outra região do sistema estará faltando a água que neste ponto transborda (se houve um bloqueio, uma parte do canal está com muita energia e a outra parte não está recebendo o suficiente).

Assim promovermos o equilíbrio no sistema de canais.

Devemos manter sempre abertas as comportas do sistema de canais para que a água flua por eles e, assim não apareça um desnível de água (um desequilíbrio que, se não for resolvido à tempo, pode transbordar dos canais, gerando algo mais sério e de difícil solução, isto é, uma doença).

Sendo assim é melhor nos prevenirmos com sessões periódicas ao acupunturista (para mantermos as comportas abertas, sem bloquear o fluxo d'água), do que procurarmos o acupunturista na hora do alagamento...


Um comentário:

  1. Gratidão por todo este material vai me ajudar bastante
    pois comecei o curso de Acupuntura.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Quem sou eu

Nascido no Japão como filho de massagista shiatsu em 1947, imigrado ao Brasil em 1959, residente em Marília/SP/Brazil desde 1997.

Total de visualizações de página: