Assuntos relacionados à saúde em geral, medicina ocidental, oriental, alternativa, trechos de livros e revistas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Dicionário Médico: Letra K

KALA-AZAR. Doença endêmica em cartas regiões tropicais, particularmente na Índia, caracterizada pela febre, hipertrofia do baço e acidentes disentéricos mais ou menos graves. Ela é causada por um protozoário do gênero leishmânia.

KALIOPENIA. Ver Hipokalemia.

KAPOSI (Moléstia de). Ver Sarcoma.

KOCH.

Bacilo de. Nome que se dá geralmente ao Mycobacterium tuberculosis porque foi ele descoberto por Robert Koch, cientista alemão, em 1882.

Fenômeno de. Quando, sob a pele de uma cobaia tornada tuberculosa, se introduz uma pequena quantidade de bacilos de Koch, o animal reage logo contra esta segunda inoculação. Produz-se uma inflamação local muito viva, à qual se segue a necrose e a eliminação dos tecidos mortificados. É o fenômeno que serviu de ponto de partida ao estudo da alergia tuberculosa.

Robert. Médico alemão, nasceu em Clausthal em 1843; morreu em Baden-Baden em 1910. Suas pesquisas bacteriológicas, que tinham tornado seu nome conhecido, fizeram com que fosse nomeado membro do ofício de saúde de Berlim. Dois anos mais tarde publicava ele seus notáveis estudos sobre a tuberculose e a descoberta do bacilo (Mycobacterium tuberculosis) ao qual foi o seu nome ligado. Conseguiu, em seguida, cultiva-lo fora do organismo e reproduzir a moléstia em animais inoculando neles os produtos dessas culturas. Ficava demonstrada, assim, a especificidade do bacilo. Ele descobriu igualmente o bacilo vírgula que é o agente microbiológico da cólera, bacilo também chamado vibrião colérico. Foi professor da faculdade de medicina e diretor do Instituto de Higiene da Universidade de Berlim. Também foi ele quem preparou pela primeira vez a tuberculina que é, até hoje, o reativo mais empregado para reconhecer a tuberculose no seu começo.

KURU. Doença congênita e hereditária caracterizada por ataxia progressiva, tremores e fisionomia rígida (expressão de riso permanente), que ocorre em uma região da Nova Guiné.

KWASHIORKOR. Doença caracterizada por diarréia (cujas fezes contêm alimentos não digeridos), vômito, emagrecimento e edema, que ocorre mais freqüentemente em certas regiões da África; é uma doença relacionada com regimes alimentares à base de milho que se verifica em crianças e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Nascido no Japão como filho de massagista shiatsu em 1947, imigrado ao Brasil em 1959, residente em Marília/SP/Brazil desde 1997.

Total de visualizações de página: