Assuntos relacionados à saúde em geral, medicina ocidental, oriental, alternativa, trechos de livros e revistas.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Dicionário Médico: Letra J

JÁ-COMEÇA. Termo popular do prurido provocado por parasitas cutâneas ou outros agentes.

JEJUM. Abstinência total de alimentos ou de determinadas espécies de alimentos. O jejum prolongado pode conduzir a acidentes graves de desnutrição e de deficiência fisiológica (inanição). O jejum é largamente usado em terapêutica para combater certas doenças diatésicas ou discrásicas como a obesidade, a diabete, a gota. O jejum, neste caso, diz menos respeito ao valor total da ração do que à sua composição: para os obesos se reduzem os corpos graxos (lipídios) e os feculentos; para os diabéticos se reduzem os amidos e os açúcares (glicídios); para os gotosos se reduzem os núcleo-protídios; para os nefríticos se reduzem os hidropígenos, como o sal. Enfim se considera o jejum como meio muito eficaz de desintoxicação do organismo, mas este jejum é de curta duração - três a cinco dias -, e é associado à purgação diária ou não. O jejum só se refere à alimentação e não à água de bebida que deve ser, ao contrário, administrada em abundância para facilitar a eliminação, pela urina, dos resíduos queimados no organismo durante o período de jejum absoluto e compensar as perdas de água causadas pelas dejecções alvinas quando à purgação é associado o jejum.

JEJUNO. Segunda parte do intestino delgado; a primeira é o duodeno e a terceira e última, o íleon. O seu nome vem do fato de, no cadáver, estar sempre vazia de alimento.

Enche ele a maior parte do abdômen, desenhando múltiplas circunvoluções. O seu comprimento é de 6 a 8 metros e o seu diâmetro de 25 a 30 mm. O jejuno é mantido no seu lugar pelo mesentério, que é uma larga dobra do peritôneo. É formado por quatro túnicas que são, de fora para dentro: serosa, musculosa, celular e mucosa. A última forma saliências semelhantes às de uma toalha felpuda - as vilosidades intestinais, e falículos muitas vezes reunidos (placas de Peyer). As vilosidades contêm vasos quilíferos que vão ter aos gânglios mesentéricos e, depois, à cisterna de Pequet; têm também numerosos vasos capilares sangüíneos que depois se reúnem e vão formar as veias mesentéricas, constituintes da veia porta. Por esses vasos quilíferos e capilares sangüíneos, são absorvidos os alimentos.

JOELHO. Articulação do membro inferior formada pelo fêmur, pela tíbia e pela rótula; entre as superfícies ósseas estão interpostos os meniscos, discos fibro-cartilaginosos que facilitam a livre movimentação das extremidades ósseas. A articulação do j. é envolvida por uma cápsula fibrosa.

JOELHO VALGO e VARO. Malformação que consiste em acentuado aumento angular para fora (joelho valgo) ou para dentro (joelho varo) da perna em relação à coxa. A afecção pode ser congênita ou adquirida (raquitismo).

JUGULARES (Veias). Grandes veias que percorrem os dois lados do pescoço e que encaminham o sangue proveniente da cabeça para a veia cava superior.

JUNTA. Termo popular utilizado para designar articulação. (Ver Articulação).

JURURU. Qualificativo vulgar para designar pessoa triste, melancólica, doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Nascido no Japão como filho de massagista shiatsu em 1947, imigrado ao Brasil em 1959, residente em Marília/SP/Brazil desde 1997.

Total de visualizações de página: