Assuntos relacionados à saúde em geral, medicina ocidental, oriental, alternativa, trechos de livros e revistas.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Reumatologia: Artropatias Enteropáticas

As artropatias enteripaticas incluem as síndromes reumáticas associadas principalmente a:

1. Doenças Intestinais Inflamatórias (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa)
2. Enterite Infecciosa
3. Doença de Whipple
4. Doença Celíaca

1. Doenças Intestinais Inflamatórias
(Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa)

Existem dois padrões clínicos principais de artropatia associada às doenças inflamatórias intestinais:

1.1 - Artropatia Periférica

Cerca de 20% dos pacientes com Doença de Crohn grave ou colite ulcerativa desenvolvem uma poliartrite migratória aguda, frequentemente com início abrupto e acometendo as grandes articulações dos membros inferiores.

As articulações mais afetadas são os joelhos e os tornozelos, seguidos pelas interfalangianas proximais, cotovelos, ombros e punhos.

A crise típica de artrite é aguda, atingindo um pico em 24 horas e quase sempre afetando apenas uma única articulação em um membro inferior. Nos dias que se seguem, pode haver envolvimento de outras articulações (habitualmente menos de quatro) e sempre de modo assimétrico.

De um modo geral, o episódio agudo surge e desaparece em algumas semanas, sem deixar sequelas e em paralelismo com as exacerbações e remissões da doença intestinal subjacente.

A patogenia da complicação articular é desconhecida e não é associada ao HLA-B27. As radiografias das articulações periféricas afetadas costumam ser normais, a não ser por um discreto aumento de partes moles.

O tratamento deve ser dirigido ao distúrbio intestinal primário, sendo mais eficaz na colite ulcerativa do que na Doença de Crohn.

1.2 - Espondiloartropatia

Cerca de 20% dos pacientes com doença intestinal inflamatória desenvolvem sacroileíte e, ocasionalmente, espondilite grave.

A espondilite da doença inflamatória intestinal é indiferenciável da espondilite anquilosante e o antígeno HLA-B27 pode ser encontrado em cerca de 70% dos pacientes. As radiografias da coluna vertebral mostram alterações também indiferenciáveis das encontradas na espondilite anquilosante.
Ao contrário da forma de artropatia periférica – que costuma manter relação temporal com os sintomas intestinais – a espondilite não respeita este padrão, antecedendo a doença intestinal em até 1/3 dos casos, e evoluindo independente da remissão da doença intestinal ou mesmo de colectomia.

Também não existe relação entre a gravidade da doença intestinal e a presença de espondilite. Os testes de fator reumatoide não negativos.

A terapia é a mesma da espondilite anquilosante clássica e, apesar da doença intestinal, os AINEs costumam ser bem tolerados.

2. Entrocolites Infecciosas

Muitas vezes uma doença intestinal é acompanhada pelo desenvolvimento de um quadro articular inflamatório estéril, ou seja, sem a participação direta do agente infeccioso, numa forma de “artrite reativa”.

As artrites reativas em geral são incluídas no grupo das espondiloartropatias soronegativas em função do padrão de acometimento das articulações periféricas, da possível existência de entesopatias e sacroileíte e da alta associação com o HLA-B27.

Os principais agentes que causam um quadro de infecção intestinal associada a comprometimento articular incluem: Shigella, Salmonella, Yersinia e Campylobacter jejuni.

3. Doença de Whipple

A doença de Whipple, também chamada de lipodistrofia intestinal, é um distúrbio raro que afeta predominantemente homens de meia-idade e que se caracteriza por:

Artrite
Serosite
Diarréia
Perda Ponderal
Hiperpigmentação cutânea
Linfadenopatia

4. Doença Celíaca

A doença celíaca é caracterizada por uma enteropatia inflamatória, clinicamente evidenciada por uma síndrome de mal absorção. Em alguns pacientes, pode haver manifestações extra-intestinais, como artrite. A coluna lombar, os quadris, ombros e joelhos são as articulações mais acometidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Nascido no Japão como filho de massagista shiatsu em 1947, imigrado ao Brasil em 1959, residente em Marília/SP/Brazil desde 1997.

Total de visualizações de página: