Assuntos relacionados à saúde em geral, medicina ocidental, oriental, alternativa, trechos de livros e revistas.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ortopedia: Quadril - Artrite

Kim J. Chillag, M.D.

1. No paciente adulto com sintomas crônicos, quais são as causas mais comuns de artrite do quadril?
As causas mais comuns de sintomas artríticos no adulto podem ser divididas em duas categorias maiores. A primeira é a osteoartrite, que é também chamada de degenerativa ou idiopática. Esta categoria inclui a maioria dos pacientes acima de 50 anos de idade com dor artrítica crônica no quadril. A segunda grande categoria é a artrite inflamatória, que inclui as doenças do tecido conjuntivo, como a artrite reumatóide, e a espondilite anquilosante, o lúpus eritematoso sistêmico e as artrites cristalinas, como gota e pseudogota.

2. A queixa mais comum de pacientes com artrite do quadril é a dor crônica. No paciente que se apresenta com dor aguda e extrema, quais fatores etiológicos devem ser considerados?
No paciente que se apresenta com um início agudo de dor no quadril e sem história de trauma, deve ser assumido que tenha uma infecção do quadril, até que se prove o contrário. A natureza, a duração, o curso clínico e os fatores precipitantes da queixa devem ser considerados na avaliação do paciente com dor aguda no quadril. Se nenhuma outra causa for determinada, uma infecção deve ser considerada e deve ser feita uma punção articular.
Se houver uma história de trauma, como uma queda, e as radiografias de rotina estiverem normais, deve ser considerada uma fratura oculta do colo femoral. O teste confirmatório mais precoce é a RM; a cintilografia óssea é positiva somente após vários dias.

3. Como podem ser diferenciados os tipos de artrite do quadril?
Os métodos mais comuns de diferenciação dos tipos de artrite são a história clínica, o exame físico e a avaliação radiográfica. As alterações radiográficas típicas nos tipos comuns de artrite estão listadas a seguir. Se o diagnóstico ainda estiver em dúvida, os testes sorológicos podem ser úteis; os mais comuns estão listados na segunda tabela.

4. Que tratamentos não-cirúrgicos estão disponíveis para os pacientes com osteoartrite ou artrite reumatóide do quadril?
Especialmente no período inicial da doença, a artrite do quadril pode ser lidada com sucesso por meio de métodos não-operatórios. A modificação das atividades, a perda de peso, o apoio para deambulação, incluindo bengalas, podem reduzir significativamente os sintomas do paciente. Os AINEs são os agentes farmacológicos mais comumente usados para o alívio dos sintomas. Nas artrites inflamatórias, outros medicamentos são frequentemente prescritos, incluindo os corticóides.

Alterações radiográficas na artrite

DOENÇA – ACHADOS
Doença articular degenerativa – Estreitamento do espaço articular; Esclerose óssea; Formação osteofitária.
Artrite Reumatóide – Osteoporose periarticular; Erosões articulares; Perda de espaço articular; Subluxação; Anquilose.
Gota – Erosões em saca-bocado
Pseudogota – Pontilhado calcificado na cartilhagem hialina e fibrocartilagem.
Artrite infecciosa – Sem alteração (precocemente), então osteoporose; Destruição cartilaginosa e erosões, se não-tratada (tardiamente)

Testes sorológicos

DOENÇA – TESTES – ACHADOS HABITUAIS
Doença articular degenerativa:
– Velocidade de sedimentação globular (VSG) – Normais;
– Proteína C-Reativa (PCR) – Normais;
- Hemograma completo (HC) – Normais;
- Anticorpo Antinuclear (AAN) – Negativos;
- Células LE – Negativos;
- Fator Reumatóide (FR) – Negativos.
Artrite Reumatóide:
- VSG – Elevado;
- Eritrograma – Leve anemia;
- Leucograma – Leve leucocitose (40%);
- FR – Positivo (80%);
- AAN – Positivo (30%).
Gota:
- VSG – Elevada;
- Ácido único sérico – Elevado em 95%;
- HC – Geralmente normal, ocasionalmente leve leucocitose;
- AAN – Negativos;
- Cel LE – Negativos;
- FR – Negativos.
Pseudogota:
- Como o anterior – Como o anterior, exceto que o ácido úrico sérico está elevado em 30%.
Artrite Infecciosa:
- VSG – Elevado;
- Hemocultura – Positiva;
- Leucograma – Leucocitose;
- AAN – Negativos;
- Cel LE – Negativos;
- FR – Negativos.

5. Quais são os efeitos colaterais comuns dos AINEs?
Como em quaisquer medicamentos, podem ocorrer efeitos colaterais. Na ampla categoria que inclui os AINEs comuns, os paraefeitos Gl são as complicações sérias mais comuns. Foram relatados úlcera péptica e sangramento Gl com toso os AINEs. Também são comuns os problemas Gl de menor monta, como a dispepsia. Pode ocorrer um sangramento Gl real em 2 a 4% dos pacientes com terapia a longo prazo. O médico e o paciente devem estar alertas aos sintomas desta complicação. Outros efeitos colaterais sérios, incluindo toxicidade hepática e renal, podem ocorrer e os pacientes com terapia a longo prazo devem ser apropriadamente monitorados.
Recentemente, apareceu uma nova categoria de AINEs, denominados de inibidores seletivos da COX-2. Eles podem ter uma incidência mais baixa de e feitos colaterais Gl.

6. Que procedimentos cirúrgicos são usados para corrigir a osteoartrite, a causa mais comum de artrite?
Ao passar dos anos, muitos procedimentos cirúrgicos foram defendidos para o tratamento da osteoartrite do quadril. Com os avanços, a maioria dos procedimentos ficaram relegados ao interesse histórico. Correntemente, os três procedimentos mais comumente usados incluem a artrodese, a osteotomia femoral ou pélvica e a artroplastia total de quadril. Na escolha do melhor procedimento cirúrgico, são considerados a idade do paciente, seu nível de atividade, a saúde geral, o envolvimento de outras articulações e a apresentação radiológica específica.

7. Por que considerar alternativas à artroplastia total do quadril, que tem um alto índice de sucesso?
As alternativas à artroplastia total do quadril são mais frequentemente consideradas em pacientes jovens. mesmo com todos os avanços que foram feitos no projeto e na técnica da substituição articular, foram relatados por numerosos autores resultados preocupantes, a longo prazo, em pacientes jovens.

8. Como é obtida a fixação dos componentes da prótese?
Uma excelente fixação a longo prazo tem sido alcançada, usando tanto a fixação com metilmetacrilato (cimento) como a fixação porosa ou com crescimento ósseo (não-cimentada). O cirurgião pode usar a idade do paciente, seu nível de atividade e a qualidade óssea para selecionar o tipo de prótese.

9. Qual é a complicação a longo prazo mais comum da prótese de quadril?
O afrouxamento asséptico é a complicação a longo prazo mais comum da prótese total do quadril, e está frequentemente associado à osteólise. Acreditava-se originalmente que era o resultado da falência do cimento, mas isso é visto também na prótese total não-cimentada. A reação do corpo aos fragmentos particulados de polietileno é agora tida como a causa principal do afrouxamento asséptico tardio e a osteólise. As alternativas ao metal sobre as superfícies de apoio no polietileno estão agora em uso e podem eliminar esse problema.

10. Qual é o índice de infecção após a prótese total de quadril?
A prevalência de infecção após a prótese total de quadril em paciente do Medicare nos Estados Unidos é de aproximadamente 2,3%. Os fatores do paciente associados com o risco aumentado de infecção incluem artrite reumatóide, diabetes melitus, má-nutrição, obesidade, uso de esteróides orais e cirurgia prévia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Nascido no Japão como filho de massagista shiatsu em 1947, imigrado ao Brasil em 1959, residente em Marília/SP/Brazil desde 1997.

Total de visualizações de página: