Assuntos relacionados à saúde em geral, medicina ocidental, oriental, alternativa, trechos de livros e revistas.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

MENISCO LESIONADO


Christeen S. Kaga, M. D.

1. Cite as várias funções dos meniscos.
Os meniscos, que alcançaram seu maior grau de desenvolvimento em humanos, são essenciais à função normal da articulação do joelho. Suas contribuições específicas incluem o preenchimento articular, a lubrificação e o auxílio na distribuição do fluido sinovial, a estabilidade articular (especialmente rotacional), a absorção de choque e energia (transmissão de carga), e poupar a cartilagem articular de cargas compressivas.

2. Descrever a microestrutura dos meniscos e sua relação com o trauma.
Os meniscos são compostos de fibras colágenas densas e fortemente tramadas, arranjadas em um padrão que seja altamente elástico e capaz de suportar compressão. A principal orientação das fibras colágenas no menisco é circunferencial; as fibras radiais e perfurantes também estão presentes. O arranjo das fibras colágenas determina até certo ponto os padrões característicos das rupturas meniscais. As fibra colágenas funcionam primariamente para resistir às forças de tensão ao longo das direções das fibras. Os estresses tensionais normais sobre os meniscos estão no eixo longitudinal. Pelo fato do padrão predominante de fibras ser nesse plano, as rupturas não são incomuns. O pequeno número de feixes colágenos radiais periféricos é inadequado para evitar rupturas longitudinais, quando a força for substancial. Similarmente, as rupturas por clivagem horizontal ocorrem por causa da pobreza de fibras verticalmente orientadas.

3. Por que o menisco lateral é menor comumente lesado do que o menisco medial?
O menisco lateral tem diâmetro menor, é mais espesso na periferia, possui corpo mais largo, é mais móvel, está inserido em ambos os ligamentos cruzados e estabilizado posteriormente no côndilo femoral medial e no músculo poplíteo.

4. Qual é o suprimento vascular dos meniscos?
O suprimento vascular de ambos os meniscos origina-se predominantemente a partir dos vasos medial, lateral e geniculado (inferior e superior). Os ramos dão origem a um plexo capilar perimeniscal que supre a borda periférica do menisco por meio de sua inserção na cápsula articular. A profundidade da penetração vascular periférica é de 10 a 30% da largura do menisco medial, e de 10 a 25% da largura do menisco lateral.

5. Como é que o suprimento vascular afeta a cicatrização e o reparo do menisco?
Somente as lesões mais periféricas são capazes de cicatrizar, porque o corpo meniscal é relativamente avascular.

6. Qual é o mecanismo habitual de lesão em uma ruptura meniscal?
Uma força rotacional com o joelho fletido avançando para uma posição estendida.

7. Qual é a ruptura meniscal mais comum?
A ruptura longitudinal do corno posterior do menisco medial é a ruptura mais comum. Entretanto, o uso aumentado do artroscópio tornou mais completa a inspeção de ambos os meniscos; acredita-se que as rupturas dos meniscos medial e lateral ocorram com freqüência quase igual.

8. Mostrar os principais tipos de rupturas meniscais.
Alça-de-balde, longitudinal, retalho, transversa, horizontal.
Link interessante com ilustrações: http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/traumato/lesao_meniscal/lesao_meniscal.htm
9. Cite os sintomas comuns de um menisco rompido.
Dor, Edema, Falseio, Dificuldade nos movimentos, Trancamento, Estalos.

10. Cite os sinais e os testes que auxiliam a diagnosticar uma ruptura meniscal.
Dolorimento na interlinha articular, Atrofia do quadríceps, Derrame, Falta de extensão completa, Teste de McMurray positivo, Teste de Apley positivo.

11. Como se faz o teste de McMurray?
Com o paciente na posição supina e com o joelho dobrado em ângulo agudo, o examinador verifica o menisco medial ao palpar a margem póstero-medial da articulação com uma das mãos, enquanto segura o pé com a outra mão. Mantendo o joelho completamente fletido, a perna é externamente rodada tanto quanto possível; então, o joelho é lentamente estendido. Quando o fêmur passa sobre uma ruptura no menisco, é sentido ou ouvido um clique ou estalo dolorido, se o teste for positivo. O menisco lateral é verificado palpando-se a margem póstero-lateral da articulação, internamente rodando a perna tanto quanto possível, e lentamente estendendo o joelho enquanto se escuta ou palpa um clique. Um teste de McMurray negativo não afasta a possibilidade de uma ruptura.

12. Como é feito o teste descrito por Apley?
Com o paciente deitado em decúbito ventral, o joelho é fletido em 90º e a coxa é fixada contra a mesa de exames. O pé e a perna são então puxados para cima, visando distração articular e rodados para colocar força rotacional nos ligamentos; quando estes estiverem rompidos, esta parte do teste é geralmente dolorosa. A seguir, com o joelho na mesma posição, o pé e a perna são pressionados para baixo e rodados, ao mesmo tempo em que a articulação é lentamente fletida e estendida; quando houver ruptura meniscal, pode-se notar abaulamento e dor localizados na interlinha articular.

13. Que estudos radiográficos podem ser úteis?
As incidências em ântero-posterior (AP), perfil, incisura intercondilar e axiais da patela devem ser rotina para excluir corpos livres osteocartilaginosos, osteocondrite dissecante e outros desarranjos internos que possam mimetizar um menisco rompido. Outros estudos diagnósticos úteis na avaliação dos meniscos incluem a artrografia, a TC e a RM.

14. Cite outras condições que produzem sinais e sintomas que mimetizam lesões meniscais.
Condromalácia, Artrite patelofemoral, Sinovite, Lesões do coxim gorduroso, Lesões ligamentares, Corpos livres, Osteocondrite dissecante, Artrite degenerativa, Condromatose sinovial, Cistos sinoviais, Plicas.

15. Qual é a anomalia meniscal congênita mais comum?
É o menisco discóide, que se rompe mais frequentemente do que um menisco lateral normal.

16. O tratamento não-operatório tem algum valor no manejo das rupturas meniscais?
Sim. Uma ruptura meniscal incompleta ou pequena (5mm) ruptura estável periférica sem outra condição patológica, como um ligamento cruzado anterior rompido, pode ser tratada clinicamente com resultados previsivelmente bons. As rupturas meniscais que causam sintomas infreqüentes e mínimos podem ser tratadas com reabilitação e restrição de atividades.

17. Quais são as opções cirúrgicas disponíveis para um menisco rompido?
Duas opções estão disponíveis: (1) Meniscectomia total ou parcial, feita via artroscópica ou a céu aberto; e (2) sutura de uma ruptura periférica, feita artroscopicamente ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Nascido no Japão como filho de massagista shiatsu em 1947, imigrado ao Brasil em 1959, residente em Marília/SP/Brazil desde 1997.

Total de visualizações de página: